quarta-feira, 4 de julho de 2012

ATIVIDADE SOBRE SUBSTANTIVO




TEXTO- CIRCUITO FECHADO
Ricardo Ramos

          Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. Xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

1 - A narrativa é estruturada por meio do encadeamento de substantivos. Responda:
a) Como você imagina a personagem?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
b) É possível saber se a personagem é homem ou mulher? Justifique com elementos do texto.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
c) Como é o dia dessa personagem?
_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________
d) É possível identificar algum traço da personalidade dessa personagem? Por quê?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
e) É possível pressupor alguma manifestação de emoção?
________________________________________________________________________

f) Qual é o provável contexto social em que se desenrolam suas ações?
________________________________________________________________________

2 - Encontre, no texto:
a) substantivos derivados, indicando-lhe os respectivos primitivos:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) substantivos compostos:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

3 - Há algum substantivo abstrato no texto? A que você atribui este fato?
________________________________________________________________________

4-Em:
a) “os gregos saíram de dentro do cavalo”
          b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.
Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
________________________________________________________________________
5- Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
(   ) O seu tio era velho. (   ) O velho não gostava de jogar damas. 
(   ) Era um armário velho e empoeirado.

6-O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves são:
a) caravana, assembleia e concílio
b) caravana, banca e bando
c) congresso, bando e banca
d) congresso, concílio e assembleia

7- Em determinados contextos, os aumentativos e diminutivos adquirem sentido especial. Identifique afrase em que há flexão de grau com valor afetivo e a que apresenta sentido pejorativo.
a)O garoto esqueceu o livrinho de orações na cozinha.
b)Sua filha adolescente era um amorzinho.
c)Aquele jornaleco vivia de notícias espalhafatosas.
d)Colou as fotos sobre um pedaço de papelão.

8-Reescreva as frases abaixo passando-as para o feminino fazendo as adaptações necessárias.
a)O cidadão fez pouco caso das palavras do profeta.
________________________________________________________________________
b)O promotor não poupou palavras do profeta.
_______________________________________________________________________________
c)O embaixador acaba de ser recebido pelo ministro.
________________________________________________________________________
d)O patrão era muito autoritário.
________________________________________________________________________

9- Assinale o conjunto em que todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista
b) cadáver, mulher, sabiá 
c) indígena, colega, pianista
d) jornalista, estudante, artista
9-São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista
b)testemunha-indivíduo-vítima 
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor


10 comentários: